A FIBROMIALGIA É DEFINIDA NÃO COMO UMA DOENÇA, MAS UMA SÍNDROME PELO FATO DE EXISTIR UM CONJUNTO DE SINTOMAS.

Fibromialgia (Dor e Fadiga)

A FIBROMIALGIA É DEFINIDA NÃO COMO UMA DOENÇA, MAS UMA SÍNDROME PELO FATO DE EXISTIR UM CONJUNTO DE SINTOMAS.
A FIBROMIALGIA É DEFINIDA NÃO COMO UMA DOENÇA, MAS UMA SÍNDROME PELO FATO DE EXISTIR UM CONJUNTO DE SINTOMAS.

A Fibromialgia é definida não como uma doença, mas uma síndrome pelo fato de existir um conjunto de sintomas. Não é um processo inflamatório, a dor é percebida como sensação de peso em alguma parte do corpo, sensação de ardor ou queimação. Outras sensações também podem surgir como formigamento, irritabilidade,síndrome do cólon irritável, fadiga, enxaquecas e distúrbios do sono. Além de distúrbios emocionais e psicológicos. Os médicos não sabem ao certo qual a causa verdadeira da fibromialgia, tempos atrás ela era diagnosticada como depressão. No entanto, esse conceito vem mudando, além de estar relacionada ao sistema nervoso central de pessoas geneticamente predispostas, e também a mecanismos que modulam a dor, a neurotransmissores químicos no sistema nervoso, nos músculos ou sedentarismo e fatores hormonais. Suas causas vêm da mente, de traumas vivenciados pela pessoa seja nesta vida ou em outras múltiplas existências, é importante que alcancemos a causa, tratarmos o doente e não somente à doença com seus sintomas e sinais. Uma pessoa sob intenso stress, pressão psicológica, auto condicionamentos, poderá aflorar arquétipos patológicos que antes estavam guardadas no seu DNA.

Tudo inicia na mente, somos invadidos por um excesso de pensamentos e o quer que surja são apenas pensamentos. Podemos chamar de Eus interiores e de complexos de identidade, que nos impedem de estar conscientes no momento presente. Alimentamos e sustentamos esses pensamentos criando uma realidade dolorosa para nós. Eles não passam apenas de ilusões, repressões, medos, traumas e ansiedades formados no passado não resolvidos ou até mesmo como vibrações ou crenças transmitidas por nossos antepassados, pais e avós por que estamos em ressonância com os mesmos comportamentos. Não precisamos mais reproduzir e sustentar essas lembranças em nossa memória/mente e células.

É de grande importância que a pessoa faça um tratamento terapêutico integrativo ajudando-a a descobrir as partes nebulosas e emaranhadas de sua mente.

Contudo, é preciso que coloquemos toda nossa energia para reconhecer os eus interiores, que se manifestam em nossa mente e olhar profundamente para dentro de nós, de modo que possamos ver as raízes desses labirintos. Podemos citar muito eus interiores, complexos de identidade alimentados e sustentados por nós mesmos em nosso dia-a-dia e em cada existência como: vaidade, ganancia, vaidade, ódio, apego, preconceitos, magoas, ignorância, desconfiança, medos, inflexibilidade, comodismo etc.

Podemos encontrar a causa da fibromialgia em relatos traumáticos vivenciados pela pessoa em vidas passadas através da técnica chamada regressão de memória. Por isso é preciso detectar os pensamentos em desequilíbrio e conflitantes da pessoa, pois estes passam a assumir o controle de sua vida, como efeito surgem então sentimentos de tristeza e angustia que a coloca para baixo.

Muitas vezes pensamos que nossos pensamentos merecem o privilégio especial de serem chamados de “emoção”.

Alcançar a saúde e a felicidade interna vai depender da nossa capacidade de transformar e de nos libertar dessas correntes mentais.

Tratamento: A fibromialgia prioriza primeiramente uma melhora do estado emocional através de uma Psicoterapia, Terapia com remédios vibracionais florais e oligo-minerais e técnicas de relaxamento e regressão de memória caso necessário.

O uso de vitamina D (sol e suplemento), a prática de exercícios físicos e também a acupuntura, o pilates, a massoterapia ajudam muito a pessoa com Fibromialgia. Fuja de situações que aumente o nível de estresse.

Dica/receita caseira:

INGREDIENTES

1 copo de suco puro de laranja 2 folhas de couve

MODO DE PREPARO Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem coar. Recomenda-se tomar este suco duas vezes ao dia, uma em jejum e outra ao final da tarde. Este remédio caseiro deve ser tomado diariamente e, em aproximadamente 1 mês, a pessoa se sentirá melhor.

Outras sugestões: Criar o hábito de escutar sons curativos como: sons de flautas de bambu, pedras e mantras que significa Man(mente) e Tra(controle), pois a pratica da meditação também poderá trazer mais contentamento, suavidade, alegria no dia-a-dia da pessoa e trazer aqueles momentos de equilíbrio e paz interior que tanto desejamos.

Pesquisado por: Maria Cristina Tamborin e Ricardo Faerman

(Psicoterapeuta Biointegrativo)

Namastê!

Os produtos recomendados não substituem o uso de medicação convencional. Consulte seu médico regularmente!

About Ricardo Faerman

Psicoterapeuta Biointegrativo