Fundamentos do Eneagrama (Ênfase na Educação).Para pais e educadores.

Eneagrama (A Vida do Ego e a Vida da Essência)eneagrama

O eneagrama surgiu pela primeira vez no Ocidente no começo do século 20, na obra do místico armênio George Ivanovitch Gurdjief, as origens desse símbolo de nove pontas são envolvidas em mistério.

Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 4500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 5.000 anos atrás), provavelmente no Egito. 

 O eneagrama da personalidade descreve nove tipos de personalidade ou de ego, cada qual traz certos esquemas mentais, emocionais e comportamentais como estrutura. Referindo-se a condição em que vive a maior parte da humanidade, presa no labirinto de suas próprias estruturas egóicas. Atraindo certas situações que se repetem inúmeras vezes, dando um sentido de identidade à experiência que temos do nosso interior, convicções de quem nós somos e do mundo em que habitamos. Muitas dessas crenças formaram-se no decorrer dos primeiros anos de vida, à medida que fomos interpretando esse ambiente, em parte por uma predisposição inata, um eu condicionado, que por fim moldaram nossos esquemas de pensamento e reações emocionais. Por isso a sensação que temos de nosso interior é sempre igual. Nosso mundo externo e interno é um produto do passado.

Quantas vezes, em épocas de crise nos sentimos presos em estados emocionais e mentais dolorosos, aquilo que deveria nos fazer felizes como: dinheiro, fama, propriedades, poder , casamento-, há quem simplesmente sinta uma etérea sensação de insatisfação, de falta de sentido e de realização. Os personagens da nossa vida vão mudando, os adornos externos podem ser mais sofisticados e modernos, mas o âmago da imagem que temos de nós mesmos ainda possui a mesmo formato.

Além de explorarmos o mundo holográfico da personalidade, a função mais profunda desse instrumento é revelar o caminho que nos leva a uma Dimensão Espiritual do Ser, que existe além do domínio da personalidade, uma dimensão infinitamente mais profunda e satisfatória, uma percepção mais iluminada sobre a nossa realidade.

Facilitadora: Maria Cristina Tamborim