Home / Artigos / Complexo de Adonis, obsessão pelo corpo.

Complexo de Adonis, obsessão pelo corpo.

A Terapia Floral no tratamento do transtorno da modernidade.

.A vigorexia é um transtorno de ansiedade que faz com que a pessoa enxergue seu corpo muito menor do que na verdade ele é ou está.

Ela também é conhecida como complexo de Adônis, ou pelo termo científico Transtorno Dismórfico Muscular (TDM). : “O Complexo de Adonis”, obsessão masculina pelo corpo.

O termo tem origem na mitologia grega.  Adônis era considerado um ícone da beleza masculina, um jovem de grande beleza que nasceu das relações incestuosas que o rei Cíniras com a sua filha Mirra.

O complexo de Adonis atinge tanto os homens quanto as mulheres, devido a mídia e as exigências de uma imagem perfeita o indivíduo vem sendo massacrado socialmente por padrões de beleza constantemente com a estruturação de um perfil corporal pré estabelecido.
A mulher ou a menina precisa ser alta e magra como as top models. Entre os portadores de vigorexia, no entanto, há pessoas que procuram apenas uma silhueta perfeita por influência da mídia e por pressão dos padrões culturais do seu meio e acaba indo longe demais.

Tanto as  meninas como os meninos na busca de corpos mais delineados e bonitos vem desenvolvendo esse transtorno psicológico, mas o problema vai além de uma preocupação apenas com a imagem de um corpo saudável. Será que é tão saudável assim?
Muitos seguem uma dieta extremamente restrita com alto teor de proteína que que elimina a gordura, é comprovado que o cérebro para se manter saudável precisa de uma gordura boa.
Exageram nos suplementos nutricionais, nos esteroides anabolizantes enfim, tornando-se candidatos mais tarde a ter problemas sérios no funcionamento dos rins.

A obsessão por uma autoimagem  “perfeita”, leva o indivíduo a viver se pesando, deixa de conviver mais socialmente com as outras pessoas por medo de não seguir sua dieta, sofrem a pressão de ter uma “barriguinha tanquinho”.

Quando estou desenvolvendo esse transtorno ?

Algumas atitudes que podem configurar esse quadro patológico:
Uso de exagerado de esteroides, proteínas, atitudes compulsivas, distúrbios alimentares, alterações de comportamento social, uso de cirurgia plástica sem necessidade e uso de substancias ilegais não saudáveis para atingir e manter o padrão, exercitar mesmo estando lesado, deixar a vida pessoal para exercitar-se, insatisfação com sua estrutura muscular. Tendência ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), uma patologia mental caracterizada pela presença de obsessões, insônia, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, falta de apetite, cansaço constante, dificuldade de concentração, infertilidade nas mulheres, depressão e pensamentos suicidas – por sempre estarem desconfortáveis e insatisfeitos com seu próprio corpo. 

Para uma diagnóstico mais preciso consulte seu médico e/ou terapeuta.
Clique no link abaixo ou vá em Dowloads e baixe sua Recomendação Terapêutica com a Terapia Floral

https://www.ricardofaerman.com.br/category/downloads/

 

 

About Maria cristina tamborim